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maio 14

Comunicação eficaz no e-mail do trabalho

Enviar uma mensagem de e-mail não é tão simples como parece. Embora possa ser uma forma útil e eficaz para comunicar com clientes e colegas de trabalho, mas também pode ser inútil e irritante. Veja abaixo algumas dicas para uma comunicação eficiente no e-mail profissional.

Comunicação eficaz

Seja claro e específico

Muitos de nós recebemos dezenas de e-mails todos os dias, e temos pouco tempo para ler e responder eles. Manter a mensagem curta e ir direto ao ponto vai ajudar a maximizar a chance do e-mail ser lido (até o fim da mensagem) e minimizar a chance do leitor pressionar delete antes de lê-lo por completo.

Responda e-mails importantes

Responder rapidamente uma mensagem enviada mostra que você se preocupa com o remetente. Mesmo se não for capaz de atender o pedido imediatamente, dizer a pessoa que recebeu e vai cuidar do caso, mostra que tem profissionalismo e é atencioso.

Tenha cuidado para não responder a todos, desnecessariamente

Embora você pode estar enviando um e-mail como parte do grupo de discussão, não deve sentir a necessidade de clicar em “Responder a Todos”. Muitas vezes, enviar uma resposta apenas para o remetente é suficiente, e ajuda a minimizar a confusão para os outros contatos.

Use uma linha de assunto clara

Desde que a maioria de nós recebemos uma quantidade enorme de e-mail todos os dias, precisamos de uma maneira fácil de saber se o e-mail recebido é um assunto que nós interessa. A linha de assunto é a ferramenta útil para isso.

Adicionar palavras importantes para a linha de assunto

Quando um e-mail precisa de atenção especial, palavras como “resposta necessária” ou “urgente” são úteis para saber de quanto se espera da mensagem. Mas tome cuidado, não vá pedir a atenção do leitor para assuntos que não o mereça.

Seja cuidadoso e discreto

Tenha prudencia e seja comedido sobre piadas e outros materiais não relacionado ao trabalho. A maioria das pessoas não apreciam este tipo de e-mail e pode ser deselegante ou até prejudicar sua imagem. Mantenha o e-mail de trabalho apenas com assuntos sobre seu trabalho.

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Caso tenha algum complemento ou dúvida escreva nos comentários.

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