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mai 11

Como escrever um e-mail comercial ou de negócios

Como escrever um e-mail comercial ou de negócios com exemplo formal e informal que vai depender muito da pessoa que esta recebendo a mensagem.

Exemplo 1: Formal

Olá,
Eu li em seu site que oferece música de CD para copiar grandes quantidades de CDs. Gostaria de saber sobre os procedimentos envolvidos nestes serviços. São os arquivos transferidos on-line, ou são os títulos enviados por CD? Quanto tempo demoram para produzir cerca de 500 cópias?
Há algum desconto em uma quantidade tão grande?

Obrigado por tomar o tempo para responder minhas perguntas. Aguardo a sua resposta.

Exemplo 2: Informal

Ouvi dizer que você está trabalhando na conta Smith. Se você precisar de alguma informação, não hesite em entrar em contato comigo.

Oi Tom,
Ouça, nós temos trabalhado na conta Smith e eu queria saber se você poderia me dar uma mão? Eu preciso de alguma informação privilegiada sobre a evolução recente. Você acha que poderia me passar algum informação?

Obrigado
Pedro

Pontos importantes para lembrar

  • E-mail é muito menos formal que uma carta escrita. Os e-mails são geralmente curtos e concisos.
  • Se você está escrevendo para alguém que você não sabe, um simples “Olá” é adequado. Usando uma saudação como “Caro Sr. Smith,” é muito formal.
  • E-mails formais também podem terminar com, “Agradeço desde já”, ou um simples “Agradeço pelo seu tempo”
  • Ao escrever para alguém que você conheça bem, sinta-se livre para escrever como se estivesse falando com a pessoa.
  • Incluir
    um número de telefone para a assinatura do e-mail. Isto dará ao destinatário a possibilidade de telefone, se necessário.
  • Não é necessário incluir o seu endereço de e-mail, o destinatário pode apenas responder ao e-mail.
  • Ao responder eliminar toda a informação que não é necessário. Só deixe as
    seções do texto que estão relacionados com a sua resposta. Isso vai economizar seu tempo ao ler o seu leitor de e-mail.

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4 Responses to “Como escrever um e-mail comercial ou de negócios”

  1. mary disse:

    gostaria de receber exemplos de como fazer um e-mail para enviar para agradecer o chefe ou pedir algo
    como começa ou terminar de um modo profissional

  2. Hugo Costa disse:

    Boas Dicas!

    Só discordo no uso repetitivo do pronome “eu” no exemplo um, torna o texto cansativo.
    Sempre, e-mails corporativos, inicio com “Prezados,” e termino com “Esperando ser atendido, agradeço antecipadamente.” se for um pedido ou solicitação.
    Ah, e no final,

    “Atenciosamente,
    Hugo Costa”

    • redator disse:

      Olá Hugo, muito bom seu comentário.
      Penso que o uso de “Prezados” é para caso queira ser bem formal, ou um primeiro contato com uma pessoa que não conhece. Um simples “Olá Fulano” é de bom tamanho.
      Mas sua sugestão é super válida.

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